Carlos Wizard Martins (nació en 1956) es el fundador de Wizard Instituto de Idiomas, una compañía que emplea 45.000 personas, tiene 1.000.000 de alumnos y enseña diez idiomas alrededor del mundo.
Martins nació en la ciudad de Curitiba, estado de Paraná, Brasil. Cuando tenía trece años, él y sus padres se unieron a la Iglesia de Mórmon. Fue por medio del convivio con los misionarios de la iglesia que él aprendió inglés.
A los 18 años, Martins viajó para los Estados Unidos, donde trabajó en Newark, New Jersey, por algún tiempo.
A los 19 años, Martins siguió para Portugal y sirvió como voluntario en una misión de la Iglesia y más tarde vino a servir también como obispo.
En 1980, volvió a los Estados Unidos con su esposa y sus hijos para estudiar en la Brigham Young University, donde se graduó en Ciencias de Computación y Estadística. Él trabajó como analista de sistemas en Brasil y luego se percató que ganaba más dinero enseñando a sus colegas y así formó la red Wizard Instituto de Idiomas. Martins y su esposa, Vania Pimentel, son padres de seis hijos.
En 2002 Martins escribió un libro de autoayuda titulado Vencendo a Propria Crise.
Su libro de 2012 Desperte o milionário queestá dentro de ti fue un bestseller brasileño.
En su reciente entrevista para el proyecto “Creating Emerging Markets” en la Escuela de Negocios de Harvard , él discute detalladamente cómo segmentó el mercado de la enseñanza del idioma inglés desarrollando una metodología personalizada que motivó a ejecutivos y otros estudiantes.
Carlos Martins é o fundador do Grupo Multi Holding, dono do Mundo Verde, líder da América Latina no segmento de produtos Naturais, Orgânicos e Bem-Estar, do serviço de pagamento online Akatus e do Vale Presente.
Nascido em Curitiba, Carlos era de uma família humilde. Seu pai era motorista de caminhão e sua mãe costureira. Aos seus 12 anos, seus pais tornam-se seguidores da Igreja de Mórmon. Então, a partir de contatos e aulas de inglês com os missionários norte-americanos, aprendeu inglês.
Aos 17 anos viajou aos Estados Unidos com apenas US$100 no bolso para morar e aprender inglês. Aos 19 anos, serviu em uma missão religiosa em Portugal, ficando dois anos na Europa fazendo trabalhos voluntários e humanitários. Dois anos depois, aos 21, retornou ao Brasil, com o objetivo de formar uma família e buscar uma formação acadêmica em nível superior. Casou-se com Vânia Pimentel e, um ano depois, tiveram filhos gêmeos: Charles e Lincoln. Aos 26 anos, foi aceito na Universidade Brigham Young University, nos Estados Unidos, onde se graduou em Análise de Sistemas e Tecnologia. Na BYU, teve contato com o Missionary Training Center localizado no campus e lá aprendeu técnicas de ensino da língua inglesa.
Na BYU, Martins conviveu com pessoas que, em poucas semanas de aulas, eram capazes de se expressar com fluência em um segundo idioma. A partir disso, concluiu que não eram necessários meses ou anos para que um adulto aprendesse uma língua, mas sim algumas semanas.
Ao término da faculdade, ele se formou em Ciência da Computação e Estatística pela BYU, e estagiou por um ano em Cincinnati, Ohio, na Champion International, empresa de papel e celulose. Depois foi transferido para a filial brasileira, em Mogi Guaçu, São Paulo.
Para complementar o salário mensal da família, Carlos passou a dar aulas de inglês à noite após o expediente, na sala de sua própria casa. Com sua metodologia de ensino focada na conversação, conseguiu vários alunos e então abriu uma escola. Com uma visão empresarial, transformou a escola numa rede de idiomas através do sistema de franquias. Em 2013, vende a sua participação no Grupo Multi Holding à transnacional Pearson PLC por cerca de R$ 1,3 bilhões, tornando-se um bilionário.
Em 2014, adquiriu a rede Mundo Verde, líder da América Latina no segmento de produtos Naturais, Orgânicos e Bem-Estar.
Em 2016 anunciou a abertura da rede de fast-food Taco Bell especializada em comida mexicana, segundo os investidores, e a previsão é de abertura de 25 unidades no país nos próximos quatro anos.